terça-feira, 13 de maio de 2008

Iron Maiden a banda

Photobucket
Os Iron Maiden são uma banda inglesa de heavy metal, fundada em 1975 pelo baixista Steve Harris.
Juntando-se Dave Murray, os dois andaram à procura de estabilizar a banda, entrando e saíndo membros da mesma, até que em 1978 estabilizou-se com o acréscimo do baterista Doug Sampson e do vocalista Paul Dianno.
Com a entrada deste mesmo cantor para a banda, os Iron Maiden soavam mais punk do já eram na altura.
Mais um guitarrista, Tony Parsons, entrou na banda, e o baterista Doug Sampson foi substituído pelo Clive Burr. Em Novembro desse ano, a banda assinou contrato com a grande discografia EMI, uma parceria que durou quinze anos. Ainda pouco antes de entrarem em estúdio, Parsons foi substiuído pelo guitarrista Dennis Stratton.
Inicialmente, a banda queria contratar o amigo de infância de Dave Murray, o Adrian Smith, mas este estava ocupado a cantar e a tocar guitarra com a sua banda Urchin.
O primeiro álbum dos Iron Maiden foi lançado em 1980, sendo um sucesso comercial e de crítica. A banda abriu os concertos dos Kiss na tourné do álbum Unmasked, e também abriu vários concertos dos Judas Priest.
Depois da tourné dos Kiss, Dennis Stratton foi despedido da banda por questões de criatividade e diferenças pessoais. Com a sua saída, Adrian Smith entrou na banda, trazendo uma nova melodia ao grupo com o seu estilo meio blues meio experimental, sendo o oposto da velocidade de Murray, o que deu à banda um aspecto muito interessante. As duas guitarras completavam-se, não existindo a guitarra solo ou a guitarra base, pois os dois faziam solos e ambos tinham notoriedade na banda, dando um aspecto harmonioso de duas conduções. Esse estilo já existia, mas ganhou um alto nível de destaque nos Iron Maiden.
Photobucket
Em 1981 lançaram o segundo álbum, Killers, contendo este os primeiros grandes sucessos da banda. Killers ficou marcado como um dos álbum mais rápidos e pesados da banda.
Pouco mais tarde, o cantor Paul Dianno foi expulso da banda devido ao seu comportamento auto-destrutivo devido ao uso de cocaína, afectando assim consideravelmente nas suas apresentações. Então em 1982, entrou o cantor Bruce Dickinson, já demonstrando muita atitude.
Bruce mostrou uma diferente interpretação das canções dos Iron Maiden, dando às mesmas um tom mais melódico, e nesse mesmo ano saíu o álbum The Number Of The Beast. O álbum foi um sucesso de vendas e atingiu o topo mundial, fazendo assim pela primeira vez uma tourné mundial, começando assim a chamada Maidenmania. Também foi nessa época que certos grupos religiosos começaram a acusar a banda das suas músicas terem um lado satânico, e que as letras das canções estavam repletas de cantos demoníacos que invocavam o demónio e davam cabo da cabeça da juventude. Isto tudo devido à canção The Number Of The Beast, que incorporava o número da besta, o 666. A banda sofreu com os rumores, e assim tiverem que colocar à frente do disco o aviso de "letras explícitas".
Photobucket
Em 1983, Clive Burr deixou a banda para se dedicar à família, entrando assim em seu lugar, o Nicko McBrain.
Logo de seguida, os Iron Maiden lançaram quatro álbuns os quais receberam prémios, sendo disco de platina por todo o mundo.

  • Piece of Mind (1983),
  • Powerslave (1984),
  • Live After Death (1985),
  • Somewhere In Time (1986).
Destancando-se das outras bandas, os Iron Maiden não cantavam sobre drogas, bebidas, sexo e mulheres. Optavam por cantar letras baseadas em literatura inglesa, e em factos históricos, o que os diferenciava de qualquer outra banda de heavy metal.
Em 1988 saíu o álbum Seventh Son of a Seventh Son, sendo baseado num livro de Orson Scott Card. De seguida, o guitarrista Adrian Smith deixou a banda, querendo ele concretizar um antigo sonho de poder formar a sua própria banda, que resultou no projecto A.S.A.P. em 1989.
Adrian foi substituído por Janick Gers, guitarrista do primeiro álbum a solo do cantor da banda, Bruce Dickinson. E assim em 1990 lançaram o álbum No Prayer For The Dying, voltando a um som mais pesado da banda.
PhotobucketO álbum Fear Of The Dark foi lançado em 1992, sendo um dos álbuns mais sucedidos da banda em termos de vendas, e atraíndo pessoal que até nem costumava ouvir heavy metal.
Em 1993, o vocalista dos Iron Maiden, Bruce Dickinson, deixou o grupo para se dedicar à sua carreira a solo e para poder explorar mais outras vertentes do rock. Apesar de aceitar antes acabar a tourné que acabou por ter vários álbuns ao vivo.
Photobucket
Steve Harris, em 1994, chamou o vocalista Blaze Bayley para substituír o Bruce. Bayley era um bom vocalista, apesar de não agradar aos fãs de Iron Maiden a 100%, pois já estavam habituados à marcantes voz do Bruce. E após uma pequena pausa, em 1995 saíu o álbum The X Factor, estando nessa altura Steve Harris a passar por certos problemas devido à morte do pai e ao decorrer do seu divórcio.
Photobucket
Em 1996 os Iron Maiden passaram a maior parte do ano em viagens, e ao voltarem ao estúdio saíu o álbum Virtual XI. Mas os fãs maidenísticos não estavam a gostar do vocal de Bayley, sendo o Virtual XI um autêntico fracasso, pois foi o álbum que atingiu menos vendas. Os conflitos passaram de musicais para pessoais, e Bayley saíu da banda em 1999 por unanimidade.
Meses depois, Bruce Dickinson e Adrian Smith estavam de volta, fazendo logo de seguida uma tourné mundial para comemorar o facto de terem voltado a reunir-se. A tourné foi um grande sucesso.

Photobucket
Em 2000, os Iron Maiden começaram com o álbum Brave New World, tendo este canções mais longas. O grupo ganhou uma nova legião de fãs, apesar dos fãs mais antigos ficarem decepcionados pois esperavam um álbum semelhante aos da época de ouro dos Iron Maiden.
O álbum Dance Of Death foi lançado em 2003, tendo ganho vários discos de platina em vários países.
A banda continuou com uma tourné em 2005, para comemorar os 25 anos do lançamento do primeiro álbum, e o 30º aniversário da primeira formação da banda. Nessa tourné mundial divulgaram o novo DVD, The Early Days, onde celebram as músicas da época de 1976-1983.
Photobucket
Logo de seguida foi lançado um álbum ao vivo, Death On The Road, sendo essa mesma apresentação lançada em DVD em 2006, tendo um grande sucesso.

Os Iron Maiden lançaram em 2006 o álbum A Matter Of Life And Death, tendo músicas muito mais longas e um estilo mais progressivo que já vinha de trás. Este foi considerado o melhor álbum de 2006 pela revista Classic Rock, sendo um álbum em que a banda tinha posto mais intensidade e um som mais pesado do que os álbuns anteriores.
Photobucket

Em 2007, a banda fez a tourné A Matter Of The Beast Tour, para comemorar os 25 anos do lançamento do álbum The Number Of The Beast.
Agora em 2008, fazem a tourné Somewhere Back In Time Tour, e vêm a Portugal no dia 9 de Julho tocarem ao Festival Super Bock Super Rock de Lisboa. Um concerto que um Maideníaco não pode perder!
Photobucket




E ainda:

Iron Maiden, banda de origem londrina, foi uma das principais bandas do movimento musical que ficou conhecido como NWOBHM, ou seja, New Wave of British Heavy Metal.

PhotobucketO seu nome, "Iron Maiden", origina de um instrumento de tortura medieval.

O trabalho da banda teve influência em várias bandas, como Metallica, Slayer, Slipknot, Angra, Helloween, Megadeth, e muitas mais.


PhotobucketA mascote da banda, o nosso adorado Eddie, é uma espécie de morto-vivo que aparece nas capas de todos os álbuns dos Iron Maiden, sendo um desenho de Derek Riggs, mas que também já teve traços de Melvyn Grant no álbum Fear Of The Dark.
"Eddie, a Cabeça" foi o nome com que baptizaram uma máscara que jorrava sangue falso, originando assim mais tarde a mascote da banda.

2 comentários:

Unknown disse...

Iron Maide Te adoro !
Quero q meus filhos te escutem assim como eu !

Unknown disse...

iron maiden vcs são d+.....